
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Banrisul em Porto Alegre inicia experiência e começa a expandir utilização de caixas inteligentes
O Banrisul começa a adotar um equipamento que faz depósitos de dinheiro e cheque sem envelope. Atualmente, quatro terminais de autoatendimento em Porto Alegre já fazem uso dessa tecnologia.
Dinheiro que entra serve como abastecimento do equipamento |
O serviço é considerado
inédito no mercado brasileiro. Chamado de terminal Saque e Pague, o
equipamento é desenvolvido pela empresa gaúcha GetNet e permite também a
realização de depósitos em cheque, com a digitalização e envio da imagem
para compensação eletrônica ao banco.
A partir de novembro, os caixas inteligentes começam a ser instalados em outros pontos da Capital e em um local em São Leopoldo. O banco estima que, até o fim do próximo mês, 17 terminais desse tipo estejam em funcionamento.
A partir de novembro, os caixas inteligentes começam a ser instalados em outros pontos da Capital e em um local em São Leopoldo. O banco estima que, até o fim do próximo mês, 17 terminais desse tipo estejam em funcionamento.
– A partir da
experiência nesses locais iremos planejar a expansão dos novos terminais
de autoatendimento – explicou Ivandre Medeiros, diretor operacional e de
atendimento do Banrisul.
Com o sistema, o
dinheiro que entrar nos caixas eletrônicos por depósitos em dinheiro
será reutilizado no próprio equipamento, garantindo o constante
reabastecimento de dinheiro.
– Além da maior
comodidade para os clientes, teremos redução de custos logísticos com
recolhimento de envelopes e com carros fortes que reabastecem os caixas
– afirma Medeiros, acrescentando que o banco tem 3,5 mil pontos de
autoatendimento no Rio Grande do Sul e em outros Estados.
Desenvolvida durante dois anos, a tecnologia deverá ser expandida para redes de outras instituições financeiras, conforme tratativas da GetNet com bancos privados.
Desenvolvida durante dois anos, a tecnologia deverá ser expandida para redes de outras instituições financeiras, conforme tratativas da GetNet com bancos privados.
– O sistema foi criado
para atender tanto o setor bancário quanto o varejista, além de oferecer
aos clientes todas as demais operações de um autoatendimento – explica o
presidente da GetNet, José Renato Hopf.
De acordo com Hopf, nos
próximos meses serão oferecidas nessas mesmas máquinas serviços de
câmbio, reciclagem de moedas e recarga de bilhetes de transporte.
Onde estão as
máquinas
Atualmente, os novos terminais estão instalados no Bourbon Country, no Zaffari Fernando Machado, no Nacional da Wenceslau Escobar e no Mercado Público, em Porto Alegre.
Atualmente, os novos terminais estão instalados no Bourbon Country, no Zaffari Fernando Machado, no Nacional da Wenceslau Escobar e no Mercado Público, em Porto Alegre.
A partir de 1º de
novembro, será estendido para o Big Sertório, o Sam's Club, o Bourbon
Wallig, na Capital, e o posto de combustíveis Energia, em São Leopoldo.
Os demais nove pontos
serão definidos ao longo do mês.
Como funciona
No terminal de autoatendimento, procure a opção "Serviço" e após, "Depósito".
Antes de inserir as cédulas ou o cheque, o usuário deve informar a quantia que pretende depositar.
As notas devem ser inseridas todas de uma vez só e não em sequência, independentemente do valor de cada uma delas.
O cheque deve ser colocado com a frente virada para cima. Logo após, irá aparecer a imagem do cheque digitalizada na tela.
Ao final, será emitido o comprovante dos depósitos.
No mesmo terminal é possível fazer operações tradicionais, como pagamento de contas com cartão, saldo, recarga de celulares, entre outros serviços.
Para saque, o cliente tem duas opções de escolha de cédulas para o valor solicitado. (Fonte: Zero Hora)
No terminal de autoatendimento, procure a opção "Serviço" e após, "Depósito".
Antes de inserir as cédulas ou o cheque, o usuário deve informar a quantia que pretende depositar.
As notas devem ser inseridas todas de uma vez só e não em sequência, independentemente do valor de cada uma delas.
O cheque deve ser colocado com a frente virada para cima. Logo após, irá aparecer a imagem do cheque digitalizada na tela.
Ao final, será emitido o comprovante dos depósitos.
No mesmo terminal é possível fazer operações tradicionais, como pagamento de contas com cartão, saldo, recarga de celulares, entre outros serviços.
Para saque, o cliente tem duas opções de escolha de cédulas para o valor solicitado. (Fonte: Zero Hora)