sábado, 1 de julho de 2017

BARRY CALLEBAUT ITABUNA ESTÃO INTIMIDANDO E CONSTRANGENDO COM AS CAMERAS FOCALIZANDO DIRETAMENTE OS TRABALHADORES



               

OS TRABALHADORES DA BARRY CALLEBAUT ITABUNA FICARAM PERPLEXOS COM AS CAMERAS QUE FORAM INSTALADAS NAS ÁREAS SECA DA FABRICA NOS SETORES DE EMBALAGEM DE MANTEIGA,KIBLED,PULVERIZAÇÃO LINHAS 1 E 2 E SELEÇAO DE FAVAS TOTALIZANDO 07 CAMERAS QUE ESTÃO  FOCALIZANDO DIRETAMENTE OS TRABALHADORES NÃO FORAM AVISADOS QUE AS MESMAS SERIAM INSTALADAS O SINDICACAU ENTRARA COM DENUNCIA JUNTO AO MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO NA PROXIMA SEMANA.

Câmeras de segurança: onde devem ser instaladas em uma empresa?

 Pensando em instalar câmeras na sua empresa? Lembre-se de que o objetivo é trazer segurança e não constranger ou intimidar funcionários!

Câmeras de segurança onde devem ser instaladas em uma empresa
Cada vez mais cresce o número de empresas que procuram por sistemas de monitoramento e segurança. As câmeras são comumente utilizadas para proteger o patrimônio, zelar pela segurança do ambiente de trabalho e atuar na prevenção de roubos e furtos. No entanto, o que algumas pessoas não sabem é que as câmeras de segurança não podem ser instaladas em qualquer local, à escolha do empregador. Pensando nisso, preparamos esse post para falar sobre os locais adequados para a instalação de câmeras e também sobre onde elas nunca devem ser instaladas. Confira!

Locais que necessitam de câmera de segurança

A contratação de um serviço profissional para a instalação de aparelhos de segurança prevê que o instalador conheça muito bem os locais onde as câmeras de segurança podem ser instaladas. O profissional deve sempre alertar quem contrata os serviços sobre os riscos legais de instalar câmera de segurança em locais indevidos.
Ao instalar um sistema de segurança, o empregador tem como objetivo fazer uma prevenção contra furtos e roubos, além de proteger o próprio patrimônio e seus funcionários. Por isso, o ideal é que as câmeras de segurança sejam posicionadas em locais de passagem e de acesso. O principal deles é a entrada da empresa, permitindo que a circulação de pessoas que entram e saem seja continuamente monitorada e a empresa tenha mais segurança. Locais de passagem como corredores ou a entrada do refeitório também podem contar com as câmeras para a prevenção de possíveis furtos.

Onde as câmeras de segurança não devem ser instaladas

O empregador precisa ter cuidado para não ferir a intimidade dos seus colaboradores. Por conta disso, a instalação de sistema de monitoramento não pode ser feita em qualquer local. No caso de refeitóriossalas de cafébanheiros e vestiários, a presença de câmeras é estritamente proibida. Afinal, estes são locais onde os colaboradores devem ter sua privacidade garantida. Além disso, os refeitórios e salas de café são reservados para os momentos de descontração entre as pessoas e são onde elas se sentem à vontade com os demais colegas. A privacidade desses ambientes deve ser preservada.

Nunca utilize câmeras de segurança para vigiar os colaboradores

Um grande erro cometido por alguns empregadores é fazer uso de sistemas de segurança para controlar os funcionários em vez de servirem-se deles para a prevenção de furtos, roubos e de pessoas estranhas à empresa. Ainda que não haja legislação específica para a presença de câmeras de segurança em ambientes de trabalho, a Justiça costuma ser severa com empregadores que se utilizam delas para vigiar e controlar os funcionários. Caso um colaborador perceba que o empregador tem se utilizado de câmeras para controlá-lo, ele pode abrir um processo contra a empresa por assédio moral. Portanto, além de não ser nada ético, vigiar os colaboradores pode gerar problemas legais para o empregador.

Todos devem ser avisados

Quando uma empresa decide instalar câmeras de segurança para monitoramento do ambiente de trabalho, ela deve avisar de imediato todos os funcionários, sem exceção. Eles têm que estar cientes sobre a presença de um sistema de segurança no local onde eles trabalham todos os dias. Recomenda-se que os colaboradores assinem um termo para reconhecerem, oficialmente, que o ambiente está sendo filmado.
Pensando em instalar câmeras na sua empresa? Lembre-se de que o objetivo é trazer segurança e não constranger ou intimidar funcionários!
fonte: quatroseguranca.com.br
Postar um comentário