quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Cacau peruano cotado em alta no mercado europeu

Cacau peruano cotado em alta no mercado europeu
Pelas excelentes condições climáticas e a fertilidade dos solos da região, o cacau branco ou cacau crioulo é considerado um produto com maior potencial, devido às suas características de aroma e sabor, cuja espécie é uma das mais requisitadas pelos chocolatiers no mercado internacional.
Cultivado na região de Chulucanas (Morropón), é exportado para a Itália, Alemanha, França, Holanda, Suíça e Canadá, através da Cooperativa Norandino, de onde cada tonelada é cotada a US$ 4000,00 (FOB) no mercado europeu.
Atualmente, Elías Cruz, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Cacau de Nuevo Progreso-Charanal, afirma que a associação exporta cerca de 30 toneladas de grãos de cacau por ano e possui certificação orgânica e comércio justo.
Devido à sua delicadeza, o cacau Piurano da referida associação obteve reconhecimento durante a cerimônia da "IX Mostra de Cacau e Chocolate", realizada no Centro de Convenções de Lima.

Mais conquistas
Deve-se notar que esta não é a primeira vez que o cultivo da Associação Cacaotera de Chulucanas recebe uma distinção nacional. No ano de 2011, também ocupou o primeiro lugar no V Concurso Nacional de Qualidade do Cacau. Além disso, seus representantes estiveram presentes no Salão de Cacau e Chocolate de Paris 2015, onde seu grão foi reconhecido como um dos 50 melhores do mundo.
Fonte: La República
Postar um comentário